quarta-feira, 29 de abril de 2009

Sensacionalismo?!?



Não se fala em outra coisa na mídia! Desde que começou a semana, só ouço notícias sobre a gripe suína.

E diante disso, já começou outra discussão: Os jornalistas estão colocando a população em pânico?

Eu não concordo com essa visão, acredito que a seriedade da questão pede sim uma cobertura intensa sobre o tema, até porque faz parte do dever da imprensa fiscalizar (ver se todas as medidas de prevenção estão sendo adotadas), e principalmente informar. A população precisa saber quais são os Estados dos EUA que estão registrando casos, que não se pega a doença através do consumo de carne suína, etc.

E você o que está achando da cobertura jornalística da gripe suína?

3 comentários:

  1. Oi Gabriela e demais autoras, Tudo bem?

    Meu nome é Patricia Perez, estou trabalhando na divulgação do 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN. Acredito que isso possa ser interessante para você e para os leitores do Jornaliste-se .

    As inscrições começaram no dia 24 de março e podem ser feitas até dia 29 de junho de 2009. O tema deste ano é “O uso da tecnologia no desenvolvimento social'.

    A novidade de 2009 é que o estudante poderá enviar o vídeo de até 2 minutos pelo YouTube, sendo que ele poderá produzir quantas matérias quiser. O concurso é válido somente para estudantes de jornalismo.O ganhador conhecerá os estúdios da CNN International, além de ter sua matéria exibida pelo canal.

    As inscrições podem ser feitas no site:

    www.concursocnn.com.br

    Acompanhe ainda as novidades no Blog:

    http://www.concursocnn.com.br/2009/blog/

    e fique à vontade para esclarecer quaisquer dúvidas comigo,

    por este email ou pelo telefone: (11) 3711-8131

    Obrigada pela atenção.

    Patricia Perez

    patricia@ichimps.com.br

    ResponderExcluir
  2. Querida Gabi!

    Sim, existe a necessidade de uma ampla cobertura a respeito, mas precisa ter muito cuidado.

    No meu modo de ver, jornalista tem que ter responsabilidade naquilo que ele diz.

    De forma nenhuma nego que o controle da gripe deva ser feito, e que a midia tem papel fundamental nesse processo, mas dizer o que alguns veiculos dizem passa do exagero.

    Parece que se trata de uma epidemia que dizima toda a populacao como foi a peste negra, e isso nao eh verdade.

    Trata-se de um virus forte e que tem mais risco de obito do que o "comum", mas nao eh incuravel.

    Alem disso, acho que as mesmas pessoas que alarmam para essa doenca, deveriam falar mais sobre dengue na america latina, por exemplo.

    Um grande amigo meu que faz medicina em botucatu, na Unesp, me disse que a febre amarela (doencinha de sec 19 neh) estah se alastrando pelo interior de SP, e ngm diz isso.

    Pessoas ainda morrem de desnutricao no Brasil, morrem de doenca de chagas, entre outras doencas que merecem um cuidado todo especial da midia, coisa que nao acontece.

    Por isso, acho que a midia estah sendo sensacionalista sim, e muitos, mas muitos veiculos, cobrem a gripe suina, por que sabem que as pessoas estao com medo e vao comprar o jornal, nao o fazem como uma prestacao de servico publico como todos nos, estudantes, ainda sonhamos!

    beijoes!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo sim com o que a imprensa vem expondo, inclusive acho que a impressa desmende algumas conversas faladas, porque havia uma possibilidade de importação e expotação cair, e a impressa colocou a seu telespectatador que não precisa se preocupar. E os casos que tem no Brasil dessa gripe ate agora que eu saiba são apenas suspeitas.

    ResponderExcluir