terça-feira, 7 de abril de 2009

Jornalismo Gastronômico

Por: Gabriela Rangel
Milena Nepomuceno

Alessandra Blanco lançou no dia 25 de março seu primeiro livro: O Melhor do Comidinhas. A obra traz os maiores sucessos do Blog Comidinhas, da autora.

Jornalista e diretora-adjunta de conteúdo do iG, Alessandra há quatro anos escreve sobre gastronomia e dá dicas de locais deliciosos e descolados. O Blog é um sucesso e traz receitas requintadas e diferentes, como a dos dadinhos de tapioca.

Em 2007 sua página foi indicada ao Best of Blogs (um dos mais importantes concursos de blogs do mundo!) na categoria “melhor blog em português”.

Durante a noite de lançamento, na livraria Saraiva, a jornalista falou sobre esse ramo no jornalismo.
Foto:divulgação

Jornaliste-se:
Como começou seu interesse pela gastronomia?

Alessandra: Na verdade eu já trabalho com jornalismo há mais de 20 anos, já fiz várias coisas.

Sempre tive um interesse pela comida em si, e há uns quatro anos fiz uma viagem à Itália e fiquei super encantada com a comida da região. Queria escrever sobre isso pra alguém, foi quando pensei em escrever um blog. Foi assim que começou. Hoje em dia gastronomia não é o meu trabalho principal, mas é meu lado B, faço isso há quatro anos, uma coisa que eu adoro e que também envolve todo mundo, porque todos gostam de comer.

J: Como está o mercado de jornalismo gastronômico?

A: Acho que a gente nunca teve tanto lançamentos de livros de gastronomia, tantas revista na área. Pela primeira vez dois grandes jornais do país têm (Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo) uma área dedicada à gastronomia, que sai todas as quintas feiras.

J: Quais pré-requisitos um estudante precisa ter para fazer um bom jornalismo gastronômico?

A: Primeira coisa tem que gostar de comer, e experimentar de tudo. Porque na formação de jornalista você aprende a escrever sobre qualquer coisa, sobre economia, cultura e uma das coisas é a gastronomia, no entanto é difícil falar se você não provar. Eu, agora, estou fazendo um curso de chef de cozinha, quero aprender técnica, já cozinho mas quero melhorar. Quem escreve sobre gastronomia tem que ter duas coisas: o jornalismo e entender de comida.

J: Como um estudante, sem meios e contatos, pode iniciar carreira na área?
A: Possibilidade de um atendimento diferenciado, menu-degustação e outras “regalias” só acontece com os grandes críticos de gastronomia, que são poucos. Mas há toda uma outra gama , a gastronomia é muito rica, pode ser o boteco da esquina. O livro que estou lançando tem muito disso, lugares simples que tem uma comida maravilhosa. É possível escrever no começo mesmo sem ter dinheiro para ir aos grandes restaurantes. Isso vem aos poucos, conforme você vai escrevendo vai ficando mais conhecido, e acaba conhecendo os chefs para provar esses menus degustação.

J: Qual a sua opinião em relação ao aumento dos blogs de gastronomia?

A: Acho muito legal, vieram no lançamento do meu livro pelo menos umas dez pessoas que tem blog na área. Não há uma concorrência, pois cada um tem o seu jeito de escrever, um estilo pessoal e acaba se formando uma comunidade. Quanto mais informações melhor, porque cada um descobre um lugar, uma coisa ou uma receita diferente. Essa troca facilita pra todo mundo.

Dicas do jornaliste-se:

>> Panelinha
>> Homem na Cozinha

>> Mixirica

Um comentário: