terça-feira, 17 de março de 2009

Inovação é fator de decisão

O primeiro emprego é algo do qual nunca nos esquecemos e para poder entrar no campo de trabalho deve-se ter um quê a mais.
O mercado sempre foi um setor de muita concorrência, e só consegue êxito quem detém de um potencial diferenciado.
O que difere uma pessoa da outra sempre foi a inovação e criatividade de cada um.
Daqui a uns anos existirão muitas profissões e todas elas com suas determinadas atividades repetitivas, e só irá sobressair quem tiver o ponto criativo a mais.
Para o consultor Waldez Ludwig quem pretende garantir sua sobrevivência deve criar um estilo único.
Para ele a economia é baseada em conhecimento, e o que importa é a inovação. Essa fala caracteriza muito o mercado atual, em que empresas sejam qual for o setor, vem capacitando seus funcionários para aproveitarem mais o tempo e mesmo produzir em períodos mais curtos.
Para Ludwig, “as idéias não pertencem a ninguém, são patrimônios da humanidade. E o que se vê hoje é muita criatividade para pouca inovação”. Aqui, é essencial ter em mente que não adianta apenas ter boas idéias (criatividade). É essencial desenvolver um modelo de gestão que permita colocá-las em prática (inovação).





Adaptando essa estratégia no jornalismo, analisamos a pirâmide invertida, o lead, nas diversas formas de fazer um jornal milimetricamente aceito e lido pelas pessoas. Porém, é evidente que apenas essas formas não conquistam o público.É sempre necessário a busca do diferencial, não basta escrever como se fosse apenas ser lido por quem escreve, mas sim, ter a noção que muitas pessoas vão captar o que está escrito.
Essa busca por inovação é vista em muitos veiculos. Basta notar a mudança feita no Globo Esporte SP em que o apresentador Tiago Leifert invade as casas de forma descontraida e inusitada. No link abaixo, vê-se a interação dele com o público.

Além do Globo Esporte, muitos programas estão mudando seu formato para atrair mais o público e assim se manter mais próximo dele.

As propagandas que o SBT faz com o Silvio Santos em cada estado do país é um exemplo, já que mostra que o canal está em todos os locais.

Por isso mesmo, não basta apenas ser mais um.
"O único fator de competitividade das empresas chama-se inovação, e a capacidade de inovar só vem do ser humano e não de máquinas", afirma Ludwig.
As pessoas, programas, textos passam a ser notados pela sua raridade e não necessariamente a importância.

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